Primeiro Aniversário do Conversas de Vida: Centro de Promoção de Esperança e Prevenção do Suicídio

O programa oferece acolhimento com intervenção terapêutica multiprofissional, durante e após os momentos de crise

Neste mês de setembro, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comemora um ano de funcionamento do Ambulatório Conversas de Vida: Centro de Promoção de Esperança e Prevenção do Suicídio, uma cooperação entre o Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (DPQ-EPM/Unifesp), a Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) e a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), tendo como diretor o Dr. Elson de Miranda Asevedo, psiquiatra e diretor clínico do Centro de Atendimento Integrado à Saúde Mental (CAISM/Unifesp), e como docente responsável a Prof.ª Dr.ª Sheila Cavalcante Caetano, psiquiatra da infância, filiada ao DPQ-EPM/Unifesp.

O programa busca implementar estratégias baseadas em evidências científicas voltadas à prevenção do suicídio, que possam ser disseminadas na rede de atenção psicossocial regulada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e assim reduzir as taxas de suicídio no Brasil.

Para isso, foram delineadas como frentes de ação: a extensão, o ensino e a pesquisa, pilares indissociáveis da Universidade, visando subsidiar as políticas públicas que regulam a prevenção de suicídio no Brasil. Para tal, a fundamentação teórica de todas as atividades do programa são embasadas na teoria interpessoal do suicídio[1], na entrevista motivacional[2] e no Mental Health Gap Action Programme da Organização Mundial da Saúde (OMS).[3]

A frente extensão é coordenada pela assistente social Madalena de Fátima Marques Barbosa, vinculada ao CAISM/Unifesp, e dispõe de quatorze integrantes da equipe multiprofissional formada por médicos psiquiatras e generalistas, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e psicólogos para oferecer atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos em crise decorrente de um comportamento suicida (com ideação, planejamento ou tentativa de suicídio) e suas famílias. O programa, além de cuidar de forma integral no momento da crise, realiza o matriciamento, uma construção compartilhada com os profissionais dos serviços públicos que compõem a rede de atenção psicossocial, para delinear a estratégia de intervenção terapêutica, bem como oferecer o suporte pós crise, no momento do encaminhamento do paciente e da família para a rede pública ou profissional de referência.

Em relação à frente de ensino, coordenada pela Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Mazzaia, vinculada ao Departamento de Enfermagem Clínica Cirúrgica da EPE/Unifesp, o ambulatório também funciona como campo para o desenvolvimento de competências para a prevenção do suicídio, capacitando profissionais voluntários e se constituindo em campo de estágio para o programa de residência médica em psiquiatria e para o curso de graduação em enfermagem da universidade.

Já a frente de pesquisa, coordenada pela Prof.ª Dr.ª Lucía Silva, filiada ao Departamento de Enfermagem Pediátrica da EPE/Unifesp, se dedica a realizar pesquisas que norteiam o cuidado a pessoas em risco para o suicídio e suas famílias. Tais pesquisas, desde a concepção dos projetos até a divulgação dos resultados, são pautadas por princípios de integridade acadêmica, preservando a veracidade e a transparência da produção e visando proteger todos os envolvidos — participantes, pesquisadores e instituições. Nesse sentido, todos os projetos, antes de serem iniciados, são submetidos à análise do Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp e a coleta de dados somente inicia-se mediante parecer favorável desse órgão.

Desde a inauguração, o ambulatório já procedeu atendimento a 84 pacientes e seus familiares, totalizando 333 consultas, realizou 42 reuniões técnicas e científicas para capacitação da equipe profissional, participou de dois eventos científicos e atualmente possui três pesquisas em andamento, na área de comportamento suicida na infância e adolescência.

Às sextas feiras, entre 13 e 14 horas acontecem as reuniões de equipe e das 14 às 19 horas são realizados os atendimentos previamente agendados por meio de encaminhamento dos serviços ou mesmo por contato direto do paciente/família mediante envio de email para: contato@conversasdevida.com. Os pacientes devem portar documentos pessoais, cartão do SUS e um comprovante de residência para abertura de cadastro no ambulatório. Os casos de emergência são atendidos de forma articulada à equipe do Pronto Socorro do CAISM/Unifesp.

Para saber mais sobre o programa, acesse www.conversasdevida.com
Endereço Ambulatório Conversas de Vida — CAISM/UNIFESP
Rua Major Maragliano, nº 241, Vila Mariana, São Paulo/SP.

Referências

[1] Van Orden KA et al. The interpersonal theory of suicide. Psychol Rev. 2010; 117: 575–600.

[2] Miller, William R., and Stephen Rollnick. 2012. Motivational Interviewing : Helping People Change. New York: Guilford Publ.

[3] World Health Organization — WHO. WHO-MiNDbank: More Inclusiveness Needed in Disability and Development. Suicide prevention. World Health Organization; 2021. Available from: http://www.mindbank.info/collection/topic/suicide_prevention

Equipe Diretiva

Dr. Elson de Miranda Asevedo
Psiquiatra. Diretor Responsável do Programa. Diretor Clínico do Centro de Atendimento Integrado à Saúde Mental (CAISM/Unifesp)

Prof.ª Dr.ª Sheila Cavalcante Caetano
Psiquiatra da Infância. Docente Responsável pelo Programa. Prof.ª Dr.ª do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp)

Madalena de Fátima Marques Barbosa
Assistente Social. Coordenadora de Extensão do Programa. Centro de Atendimento Integrado à Saúde Mental (CAISM/SPDM)

Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Mazzaia
Enfermeira. Coordenadora de Ensino do Programa. Docente do Departamento de Enfermagem Clínica Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp)

Prof.ª Dr.ª Lucía Silva
Enfermeira. Coordenadora de Pesquisa do Programa. Docente do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp)

Uma universidade que atua em todas as áreas do conhecimento, realizando com excelência atividades de ensino, pesquisa e extensão • http://www.unifesp.br/

Uma universidade que atua em todas as áreas do conhecimento, realizando com excelência atividades de ensino, pesquisa e extensão • http://www.unifesp.br/